Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2022

“Uma coisa a foto precisa conter: a humanidade do momento. Esse tipo de fotografia é realismo. Mas realismo não é suficiente – é preciso haver percepção, e os dois juntos podem fazer uma boa foto. É difícil descrever essa linha tênue, em que a matéria termina e a mente começa”.

“Não tiro fotos da vida como ela é, mas de como eu queria que ela fosse”.

“Fotografo para mostrar que o mundo em que gostaria de viver existe”.

“Se uma foto não está suficiente boa, é porque você não se aproximou o suficiente do fato”.

“Tenho me interessado ultimamente, pela passagem do tempo dentro de uma fotografia”.

“A fotografia é a poesia da imobilidade: é através da fotografia que os instantes deixam-se ver tal como são”.

“Estou sempre fotografando tudo mentalmente, como um exercício”.

“Fotografar é congelar o momento, é travar um instante, é segurar o tempo, é tornar tudo importante, cada detalhe se mostra, cada cor se revela, nada se deixa passar, nada é irrelevante. É observar o segundo pela forma mais bela, é ter nas mãos o tempo. Tão fascinante quanto o poder é poder fotografar…”

“Para mim, a foto e o desenho estão muito próximos. Um é ação, o outro, meditação. E a grande coisa que me falta na fotografia, é o grafismo. A caligrafia do desenho…nada disso existe na fotografia”.

“Os fotógrafos não fazem mais do que mostrar as agulhas do relógio, mas eles escolhem os seus instantes”.

“As criações do homem ou da natureza nunca têm mais magnificência do que numa foto de Ansel Adams, e sua imagem pode apoderar-se do espectador com mais força do que o objeto natural a partir do qual foi feita”.

“Fotografar é uma ´forma-de-compreender’ que não pode se separar dos outros meios de expressão… É uma forma de gritar, de se liberar e não de provar ou de afirmar sua própria originalidade… É uma forma de viver!”

“A fotografia é uma forma de ficção. É ao mesmo tempo um registro da realidade e um auto-retrato, porque só o fotógrafo vê aquilo daquela maneira”.

“A fotografia reproduz ao infinito só ocorre uma vez: ela repete mecanicamente o que nunca mais poderá repetir-se existencialmente”.

“A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objeto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las”.

“Fotografar é recortar um determinado espaço em uma específica fração de tempo. Os grandes fotógrafos são aqueles que conseguem ultrapassar essas limitações, fazendo com que essa determinada imagem transcenda molduras e retenha o tempo em seu momento mais preciso”.

“Eu sempre pensei que boas fotos fossem como boas piadas. Se você tiver que explica-las, as fotos simplesmente não são boas”.

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar”.

“Minha fotografia é resistência da memória”.

“Não basta ter um computador e um programa de texto para ser escritor. E não basta ter Instagram para ser um grande fotógrafo”.

“Uma grande foto é a plena expressão do que o fotógrafo sente em relação ao que está sendo fotografado no sentido mais profundo, e a verdadeira expressão do que ele sente em relação à vida em sua totalidade”.

“Não há nada pior que uma fotografia brilhante de um conceito difuso”.

“Quando o mundo se tornar confuso, me concentrarei em fotografias. Quando as imagens se tornarem inadequadas, me contentarei com o silêncio”.

“Não há regras de boas fotografias, existem apenas boas fotografias”.

''Se sua fotografia não lhe faz justiça, certamente você está sendo injusto com sua foto”.

“A vida é como uma câmera.